quinta-feira, 7 de abril de 2011

I SEMINÁRIO MUNICIPAL DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA NA EDUCAÇÃO BÁSICA






Acontece n dia 14 de abril de 2011, no Solar Shopping, com início para as 8hs e 30 min. Evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APAE CHARQUEADAS.

A Federação Nacional das APAES , propõe que até 15 de abril de 2011, todas as APAES de todo território nacional em parceria com o sistema público de ensino de cada município, priorizando o envolvimento dos gestores municipais, façam uma avaliação dos avanços e dificuldades encontradas no sistema comum de ensino, bem como discutir o papel das escolas especiais neste contexto.

As discussões devem privilegiar a participação de professores, especialistas da educação, pessoas com deficiência e de familiares que estejam envolvidos nesta experiência, garantindo assim uma visão real dos que vivem a questão diretamente. Observamos que nem sempre paramos para ouvi-los e até hoje pedimos que assumam o processo de inclusão escolar, mas não permitindo sua avaliação.

A participação da pessoa com deficiência intelectual nessas discussões é garantida pela Convenção Internacional Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que nos princípios gerais defende: “o respeito pela dignidade inerente, independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas e autonomia individual”, dando a esse seminário uma legitimidade nos debates. O art. 24 desta convenção trata do direito à educação, e garante que efetivas medidas individualizadas de apoio sejam adotadas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social, compatível com a inclusão plena e que as pessoas com deficiência recebam o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Que seja também garantido o aprendizado ao longo de toda a vida.

É importante avaliarmos o que está sendo oferecido a estes alunos e como devemos organizar o sistema educacional em nosso município de forma a atender plenamente naquilo que eles devem ter por direito.

A pretensão é elaborar um documento final em cada seminário municipal, para que num encontro estadual, se possível, fazer um documento por estado apresentando assim as peculiaridades regionais servindo para negociação com autoridades em todos os níveis.