terça-feira, 26 de abril de 2011

Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia

APAE - Educação

A Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia da APAE Charqueadas, atende 74 crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como objetivo desenvolver potencialidades, habilidades e a inclusão social, através de diversos níveis pedagógicos de ensino, de acordo com a faixa etária, potencialidades, limitações e interesse dos alunos.

-Estimulação Precoce;
-Ensino Fundamental;
-Educação de Jovens e Adultos.

Estimulação Precoce

Objetiva atender crianças de zero a 4 anos, visando a promoção e estimulação do desenvolvimento integral, independência funcional e estruturação subjetiva, além da orientação aos familiares quanto ao manuseio de materiais diversos, posicionamento, atividades de vida diária e brincadeiras.


Ensino Fundamental

Objetiva desenvolver integralmente crianças de 6 a 14 anos estimulando a capacidade de aprendizagem, formação de atitudes adequadas para o convívio social e transmissão de valores.


EJA


Segmento da escola especial que atende jovens e adultos a partir de 15 anos que ainda não se alfabetizaram, dando continuidade a este processo.


Oficinas


As oficinas de preparação profissional, profissionalização e colocação no mercado de trabalho, são oferecidas com o objetivo específico de beneficiar jovens com deficiência e prepará-los para a colocação no mercado de trabalho e/ou geração de renda.
O programa de preparação profissional é oferecido através do curso de reciclagem de papel e cartonagem.
A profissionalização se dá, através da manutenção do curso de panificação realizado pelo Senai e aperfeiçoando o aprendizado em uma cozinha experimental.
O programa ainda divulga as qualidades da pessoa com deficiência, revelando suas potencialidades.


Educação Profissional
Destina-se a educandos a partir de 14 anos de idade e compreende três etapas:
-iniciação para o trabalho;
-qualificação para o trabalho;
-colocação no mercado de trabalho.

Iniciação Para o Trabalho

Oportuniza ao aprendiz o desenvolvimento de suas habilidades, competências e aptidões, através de atividades laborativas como: culinária (panificação) e reciclagem de papel.


Qualificação Para o Trabalho

Oportunizar ao aprendiz uma atividade profissionalizante que desenvolva suas habilidades, competências, aptidões e futura geração de rendas.


Colocação no Mercado de Trabalho

Após constatar se as funções solicitadas pelas Empresas são compatíveis com as habilidades dos aprendizes, a APAE - Charqueadas, encaminha o futuro trabalhador e o assessora em suas necessidades para que este obtenha sucesso na função que irá desempenhar.


Oficina de Panificação








PROGRAMAS PEDAGÓGICOS ESPECÍFICOS


Oportuniza aos educandos, acima de 15 anos, a vivência de situações práticas do cotidiano, visando sua autonomia e independência dentro de suas possibilidades e potencialidades.
Para os alunos que apresentam um grau maior de comprometimento e que não se enquadram no atendimento previsto para este programa, a APAE - Charqueadas, através da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia, desenvolve atividades dentro de um programa de manutenção da qualidade de vida, onde são trabalhdas atividades de vida diária, educação física e socialização.


A APAE Oferece na Escola de Educação Especial Programas de Saúde nas Diferentes Áreas
Apoio Técnico Especializado
Tem por finalidade atuar junto as pessoas com deficiência, intervindo sobre as dificuldades decorrentes da deficiência intelectual, avaliando, discutindo casos de forma multidisciplinar, orientando pais e/ou responsáveis, realizando encaminhamentos necessários, reabilitando, atuando com o mesmo em grupos, sala de aula ou individualmente, além de assegurar a equipe pedagógica que atua com o indivíduo, seja ele da escola ou incluido na rede regular de ensino.
O apoio técnico especializado é formado por profissionais de diversas áreas: psicopedagogia, estimuladora, precoce, fonoaudiologia, psicólogo, médico neurologista, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, equoterapia.

Serviço Social
É o órgão responsável pelo estudo sócio-econômico e cultural da escola, família e comunidade, propondo e executando ações e mecanismos que visem à orientação e integração família-escola-comunidade.

Neurologia
Realiza avaliações, reavaliações, diagnósticos, ancaminhamentos para exemes das crianças que ingressam ou já são atendidas pela instituição.

Psicopedagogia
Avalia e presta atendimento individual, verificando e auxiliando no desenvolvimento das estruturas cognitivas e das habilidades dos alunos atendidos na instituição, bem como daqueles incluidos na rede regular de ensino.

Psicologia
Tem por objetivo auxiliar no processo de subjetivação de crianças, jovens e adolescentes com necessidades especiais e dar suporte aos familiares dos mesmos.

Fisioterapia
Objetiva desenvolver ações de prevenção, orientação, apoio, conforme as necessidades em questão.

Fonoaudiologia
Visa fazer com que o indivíduo consiga expressar-se, dizer o que deseja, gosta e sente, seja através da fala, ou outras alternativas, além de habilitar e reabilitar o paciente com dificuldades ou impossibilidades de alimentação por via oral.

Terapia Ocupacional
Tem por finalidade promover um tratamento dirigido às pessoas com limitações físicas, intelectuais e sociais, de diferentes idades, através de ações de prevenção, orientação, proporcionando uma maior funcionalidade e independência no ambiente escolar, familiar, social e de trabalho, lazer e outros espaços de vivência do indivíduo.
A terapia ocupacional, utiliza como recurso que contribue para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e consequentemente promover vida independente e inclusão.

Equoterapia
Tem por objetivo proporcionar aos alunos participantes, um atendimento especializado que possibilite uma melhora no equilíbrio, coordenação e postura, desenvolvendo a coordenação global de movimentos. Auxilia também na estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa pelo ambiente de trabalho e pelo trabalho com o cavalo.
A equipe da equoterapia é composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta.

Projeto Família na Escola
A participação das famílias na escola vem se tornando cada vez mais essencial para o desenvolvimento e tratamento de nossos alunos, desta forma pretendemos com o projeto, manter as famílias envolvidas em todos os eventos realizados pela escola, durante o ano letivo.