A criança com paralisia Cerebral, assim como qualquer individuo que apresenta alguma deficiência ou dificuldade, quer seja motora, auditiva, mental e ou comportamental pode contar no mundo moderno com a Tecnologia que irá contribuir para minimizar as suas limitações ou impedimentos, favorecendo a maior socialização, integração e aceitação na sociedade.
Essa forma de Tecnologia é denominada de Tecnologia Assistida. Equipamentos e softwares educativos, onde apenas importavam, hoje já se encontram disponíveis no Brasil.
O laboratório de Tecnologia Assitiva da Escola Especial Santa Rita de Cássia (APAE Charqueadas), implantada com parceria da Gerdau, tem como objetivo proporcionar às pessoas com deficiência maior independencia, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidade de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
As áreas onde a Tecnologia assistiva está presente são as mais variadas, tanto no auxilio para a vida diária (com materiais e produtos para auxilio em tarefas tais como; comer, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais), como na comunicação complementar e alternativa( através de recursos eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações), pode ser utilizada a pranchas de comunicação, acessórios para computador, teclados modificados ou alternativos, acionadores e softwares oficiais.