quarta-feira, 7 de julho de 2010

APAE DA INICIO AS AÇÕES ALUSIVAS AOS 33 ANOS



APAE entidade Não Governamental que tem como objetivo, prestar atendimento qualificado na área educacional e da saúde
É de extrema importância que socializemos com todos as ações que são desenvolvidas em benefício da Pessoa com deficiência. É interessante lembrar que a problemática da deficiência é social, portanto a sociedade precisa estar envolvida .
Um simples ato pode mudar uma vida. É com esta perspectiva de mudar vidas, que focamos nosso trabalho.
Com o intuito de divulgar o trabalho realizado pela instituição é que estamos lançando o I Informativo, para o qual gostaríamos de poder contar com a parceria de todos.
Há 33 anos, um grupo de pessoas reuniu-se para dar início à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Jerônimo, hoje Charqueadas. O intuito era dar àquelas crianças diferenciadas, um tratamento também diferenciado! A história não morreu lá. Pelo contrário! Cresceu! E daquele grupo surgiu uma força descomunal para transformar aquele pequeno embrião, na estrutura que hoje é através da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia/APAE; exemplo e referência em Educação especial no município de Charqueadas.
Diante disto, e pensando em melhorar cada vez mais, trabalhamos incansavelmente para atender nossos alunos, independente da faixa etária, e oferecer um ensino qualificado.
No que diz respeito ao pedagógico a Escola passou por vários momentos distintos, desde a educação segregada, com um caráter somente ocupacional a uma educação dinamizadora, ligada especialmente à abordagem crítico social buscando o desenvolvimento de aprendizagens. Hoje a escola tem uma proposta pedagógica baseada na construção de conhecimento e tem uma constante preocupação com o prazer de aprender estimulando as múltiplas inteligências.
Foi com esta visão mais ampla que a Instituição e a Escola passaram a desenvolver atividades que oportunizassem condições de igualdade ao mesmo tempo em que desenvolvesse as potencialidades de seus alunos.
Ao analisarmos estas conquistas que reforçam nossos objetivos de articulação entre justiça social, educação e trabalho, ratificamos nossas metas à inclusão, à diversidade e à igualdade, as quais se cumprem por meio da vivência cotidiana da democracia e do exercício da cidadania. Todo nosso esforço, toda nossa luta, temos colocado em favor das pessoas com deficiência, razão precípua desta instituição.
Realizou no dia 07 de julho, as 8h e 30 min, na sede do CDL em Charqueadas, um saboroso café da manhã, tendo como convidados todos os associados do CDL e empresas Locais. Nossos convidados puderam assistir um vídeo institucional e uma belíssima apresentação do Grupo " APAE EM CENA"
Também assistimos a Palestra do Sr. Clódis Xavier, do Instituto Gerdau.