segunda-feira, 30 de julho de 2007

HISTÓRICO

UM OLHAR ATRAVÉS DOS TEMPOS
Da união de alguns pais e amigos desejosos de encontrar uma solução para seus problemas, ou seja, de encontrar um espaço onde seus filhos portadores de deficiência mental pudessem receber atendimento adequado, nasce a idéia da criação de uma Instituição que oferecesse programas específicos de atendimento. Na Aços Finos Piratini, mais especialmente na sala da assistente social Rosinha Cassol é que a idéia tomou corpo. É pensado então, na fundação de uma ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS.
Aos trinta e um dias do mês de março de hum mil novecentos e setenta e sete às vinte horas, no setor de Serviço social da Aços Finos Piratini, reuniram-se representantes das escolas estaduais e municipais, lideranças representativas da comunidade, técnicos da Aços Finos Piratini, gerente do setor de bem estar social e a Psicóloga Bárbara Neubert, da 12ª D.E, com o objetivo de implantar a Associação de Pais e Amigos de São Jerônimo.
A entidade surgiu pelo esforço daqueles que se doavam pelo amor à causa dos deficientes mentais. Foi feito um levantamento do número de pessoas que necessitavam atendimento especial e ficou constatado que era em torno de 50 pessoas.
A APAE de 1977 a 1992 funcionou nas dependências da Empresa Aços Finos Piratini, passando a partir desta data a funcionar junto da sede da Escola na rua Largo dos Poetas nº 20, bairro Orvisa.
Em fevereiro de 1992 deu entrada na 12ª D.E o processo de reconhecimento da Escola, que teve seu funcionamento aprovado pelo Parecer nº 139/95, Processo SE nº 12.518/19.00/92.2 e passa a funcionar como Escola de 1º Grau Incompleto Santa Rita de Cássia, para educação especial em 19 de janeiro de 1995.
A APAE funciona juntamente com a Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia em um prédio que foi cedido por um grupo de senhoras, que na época constituíam um grupo de Mães de Charqueadas. Foi construído com verbas vindas do exterior, conseguidas por este grupo com a finalidade da construção de um hospital. Não tendo obtido a liberação para o funcionamento do hospital, funcionou no prédio outros setores até a Instalação da entidade.
Hoje o prédio é próprio, pois este foi repassado em regime de comodato e a área onde o mesmo se situa foi concedida pela Prefeitura Municipal de Charqueadas. Área esta, que era da Copelmi ( Companhia de Pesquisa de Larvas Minerais) anteriormente.
Em 14 de julho de 1994, a então ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SÃO JERÔNIMO, passa a se denominar de ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CHARQUEADAS, através do registro de seu novo estatuto e por esta estar cediada no então município de Charqueadas
Em 31 de março de 2004, através do Parecer nº 246/2004 do CEE é aprovado um novo regimento escolar e a Escola passa a se denominar de Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia.

A APAE acredita no futuro das pessoas com necessidades especiais. Hoje, muitas dessas pessoas já provaram que tem capacidade para ter um bom desempenho na escola, no trabalho e na sociedade.
No entanto, elas só terão chance de conquistar seu espaço e sua independência se os familiares e profissionais trabalharem juntos no sentido de conscientizar a sociedade de suas obrigações. Só assim as pessoas com deficiência mental terão seus direitos garantidos como qualquer outro cidadão
Tanto acreditamos nas possibilidades de desenvolvimento de suas potencialidades, que hoje a inclusão é realidade para muitos de nossos alunos. Ainda que pareça impossível e , está acontecendo de uma forma lenta e gradual, através de um trabalho desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e escolas da rede pública estadual.
A Escola requer uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos.
A Escola Especial Santa Rita de Cássia, juntamente com a APAE Charqueadas, luta pela garantia do direito à cidadania de seus alunos.