quarta-feira, 11 de junho de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FAZ GRANDE EXPEDIENTE PARA HOMENAGEAR OS 60 ANOS DAS APAEs NO BRASIL.

A assembleia legislativa do RS, realizou na tarde de 27.05.2014, um grande expediente em homenagem ao movimento Apaeano, que neste ano completa 60 anos de atuação no brasil. O movimento é motivo de muito orgulho para todos nós, uma história pautada na defesa de direitos e atenção á pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Esta homenagem teve a iniciativa do deputado Ernani polo e demais representantes das bancadas dos diversos partidos que compõe a Assembleia.
Compartilhamos aqui um pouco da história do movimento.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) surgiu no Rio de Janeiro, em 1954, motivada pela chegada dos Estados Unidos de Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down. Beatrice já havia participado da fundação de mais de 250 associações de pais e amigos em seu país, e admirava-se por não existir no Brasil algo assim.
Incentivados por ela, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos, fundou a primeira associação desse tipo no país. Seguiram-se as Apaes de Brusque e de Volta Redonda. No Rio Grande do Sul, as primeiras entidades foram as de Caxias do Sul, em 1957, e de São Leopoldo, em 1961.
No final de 1962, 12 das 16 Apaes existentes em vários estados do Brasil ficavam na cidade de São Paulo, onde realizou-se a primeira reunião nacional de dirigentes Apaeanos, presidida pelo médico psiquiatra Stanislau Krynsky. No mesmo ano, foi fundada a Federação Nacional das Apaes.
O início no Rio Grande do Sul
Em 1993 foi aprovada em assembleia-geral a criação da Federação Estadual das Apaes no Rio Grande do Sul, tendo como presidente Vitalino de Deus Vieira, de Cachoeira do Sul, e como vice-presidente Horácio Sebastian Devitta, de Santana do Livramento. Com sede na Estação Rodoviária de Porto Alegre, em 1993, a federação gaúcha já congregava 178 Apaes. Hoje, a Federação possui sede na Galeria do Rosário, em Porto Alegre.