domingo, 22 de maio de 2011

Visita à Associação Pandorga em São Leopoldo



A APAE, e o Conselho Tutelar de Charqueadas, estiveram visitando a Associação Pandorga em São Leopoldo, no último dia 20 de maio, com obetivo de obter maiores informações sobre o manejo dos alunos que apresentam Autismo Grave, juntamente conosco foram alunos acompanhados de suas famílias
A Associação Mantenedora Pandorga é uma entidade civil de caráter beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Leopoldo/RS, que está registrada e tem seu projeto de manutenção institucional aprovado a cada ano pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDEDICA).

A Pandorga trabalha com crianças, adolescentes e jovens adultos com autismo grave. Pessoas autistas têm dificuldades na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Nas pessoas atendidas pela Pandorga, o autismo vem quase sempre associado a uma psicose, a uma deficiência mental ou a outras síndromes. Por via de regra, tais pessoas apresentam capacidade cognitiva extremamente limitada, não se comunicam verbalmente, têm dificuldade em manejar sua higiene íntima e em alimentar-se por própria conta, só entendem ordens simples, breves e diretas, muitas usam fraldas, têm acessos imprevisíveis de descontrole e auto-agressão, tomam medicação neurológica forte, e algumas têm convulsões.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comemoração ao Dia das Mães

06 de maio de 2011

As mães dos alunos da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia - Apae Charqueadas, puderam receber o carinho de seus filhos antecipadamente, pois os alunos foram preparados pelos professores para realizarem uma apresentação cantando e dançando em homenagem às suas mães.
A Apae também ofereceu um chá a todas as mães que estiveram presentes.

Páscoa na Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia - Apae Charqueadas

20 de abril de 2011

Durante a manhã e tarde do dia 20 de abril foi realizado atividades com os alunos em comemoração à Páscoa. Além da apresentação feita pelos alunos aos seus familiares, os mesmos puderam participar de uma gincana organizada pelos professores. No período da tarde os alunos receberam as cestas de chocolates que a escola havia preparado.