domingo, 22 de maio de 2011

Visita à Associação Pandorga em São Leopoldo



A APAE, e o Conselho Tutelar de Charqueadas, estiveram visitando a Associação Pandorga em São Leopoldo, no último dia 20 de maio, com obetivo de obter maiores informações sobre o manejo dos alunos que apresentam Autismo Grave, juntamente conosco foram alunos acompanhados de suas famílias
A Associação Mantenedora Pandorga é uma entidade civil de caráter beneficente, filantrópica e sem fins lucrativos, localizada na cidade de São Leopoldo/RS, que está registrada e tem seu projeto de manutenção institucional aprovado a cada ano pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDEDICA).

A Pandorga trabalha com crianças, adolescentes e jovens adultos com autismo grave. Pessoas autistas têm dificuldades na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Nas pessoas atendidas pela Pandorga, o autismo vem quase sempre associado a uma psicose, a uma deficiência mental ou a outras síndromes. Por via de regra, tais pessoas apresentam capacidade cognitiva extremamente limitada, não se comunicam verbalmente, têm dificuldade em manejar sua higiene íntima e em alimentar-se por própria conta, só entendem ordens simples, breves e diretas, muitas usam fraldas, têm acessos imprevisíveis de descontrole e auto-agressão, tomam medicação neurológica forte, e algumas têm convulsões.