segunda-feira, 16 de junho de 2014


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Durante o dia 5 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, atraves do projeto: "Colhendo conhecimento, valorizando a natureza", estarão sendo realizadas oficinas com alunos, país, professores, técnicos e funcionários, sobre capacitação e manutenção do minhocario e plantio de mudas. Este projeto está sendo executado em parceria com a CRM E GOVERNO DO ESTADO. 









BRASIL RUMO AO HEXA!!!

ALUNOS, PROFESSORES E VOLUNTÁRIOS PREPARANDO A ESCOLA PARA A COPA!









quarta-feira, 11 de junho de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA FAZ GRANDE EXPEDIENTE PARA HOMENAGEAR OS 60 ANOS DAS APAEs NO BRASIL.

A assembleia legislativa do RS, realizou na tarde de 27.05.2014, um grande expediente em homenagem ao movimento Apaeano, que neste ano completa 60 anos de atuação no brasil. O movimento é motivo de muito orgulho para todos nós, uma história pautada na defesa de direitos e atenção á pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Esta homenagem teve a iniciativa do deputado Ernani polo e demais representantes das bancadas dos diversos partidos que compõe a Assembleia.
Compartilhamos aqui um pouco da história do movimento.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) surgiu no Rio de Janeiro, em 1954, motivada pela chegada dos Estados Unidos de Beatrice Bemis, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down. Beatrice já havia participado da fundação de mais de 250 associações de pais e amigos em seu país, e admirava-se por não existir no Brasil algo assim.
Incentivados por ela, um grupo, congregando pais, amigos, professores e médicos, fundou a primeira associação desse tipo no país. Seguiram-se as Apaes de Brusque e de Volta Redonda. No Rio Grande do Sul, as primeiras entidades foram as de Caxias do Sul, em 1957, e de São Leopoldo, em 1961.
No final de 1962, 12 das 16 Apaes existentes em vários estados do Brasil ficavam na cidade de São Paulo, onde realizou-se a primeira reunião nacional de dirigentes Apaeanos, presidida pelo médico psiquiatra Stanislau Krynsky. No mesmo ano, foi fundada a Federação Nacional das Apaes.
O início no Rio Grande do Sul
Em 1993 foi aprovada em assembleia-geral a criação da Federação Estadual das Apaes no Rio Grande do Sul, tendo como presidente Vitalino de Deus Vieira, de Cachoeira do Sul, e como vice-presidente Horácio Sebastian Devitta, de Santana do Livramento. Com sede na Estação Rodoviária de Porto Alegre, em 1993, a federação gaúcha já congregava 178 Apaes. Hoje, a Federação possui sede na Galeria do Rosário, em Porto Alegre.
 


 

 

FESTA EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES

No  dia 16  de  maio, alunos, professores  e funcionários prestam  uma  homenagem  a todas  as  Mães pela  passagem  do  seu  dia.






 
PROJETO COLHENDO CONHECIMENTO, VALORIZANDO A NATUREZA SENDO EXECUTADO PELA APAE.






FESTA DE PÁSCOA






PROJETO: COLHENDO CONHECIMENTO, VALORIZANDO A NATUREZA

Entrega de cheque simbólico referente ao patrocínio CRM - Companhia Riograndense de Mineração
Rodeio Estadual e Internacional de Charqueadas, com a tranquilidade de seu carro protegido pela APAE Charqueadas.




INÍCIO ANO LETIVO
(programa de férias)
DIRETORIA APAE CHARQUEADAS
GESTÃO 2014 - 2016
SUCESSO A ESTES VOLUNTÁRIOS, COMPROMETIDOS COM S CAUSA.

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE: JACI RAMOS VARGAS
VICE-PRESIDENTE: JOÃO AUGUSTO C. DE SOUZA
1º TESOUREIRO: ELTON BERBIGIER
2º TESOUREIRO: LADY MAUSOLF SANTOS
1ª SECRETÁRIA: ANA LÚCIA CARVALHO
2º SECRETÁRIO: EDGAR CAMPOS
DIRETOR SOCIAL: GILBERTO SOUZA

NOSSOS DESEJOS DE MUITO SUCESSO AO GRUPO QUE COMPÕEM O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O CONSELHO FISCAL. A APAE CONTA COM O COMPROMETIMENTO DE TODOS PARA CONTINUAR DESENVOLVENDO AÇÕES E PROGRAMAS EM BENEFÍCIO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.