terça-feira, 30 de novembro de 2010

III Seminário do Programa Incluir

04 de novembro de 2010
Programa Incluir Sistema FIERGS
Os alunos Rogério Lopes e Rogério Louzada, da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia - Apae Charqueadas, participaram do III Seminário do Programa Incluir, realizado pelo Sistema FIERGS dia 04 de novembro de 2010 no Salão de Convenções, distribuindo panetones na Padaria do SENAI.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Formação de Professores, Técnicos e Funcionários

12 de novembro de 2010
Formação de professores, técnicos e funcionários em Teutônia.


Macro Regional em Lajeado

06 de novembro de 2010

Café da Manhã dos Alunos

20 de outubro de 2010

Confraternização "Dia do Professor"

15 de outubro de 2010

Semana Acadêmica na Ulbra

Seminário de Educação Infantil
Durante a semana acadêmica do curso de Pedagogia da Ulbra São Jerônimo, que aconteceu de 25 a 27 de outubro, foi realizado o I Seminário Regional de Educação Infantil. A abertura do Seminário contou com a presença da professora doutora Tânia Ramos Fortuna, da Ufrgs, que proferiu a pálestra "A reinvenção da infância: a brincadeira e a infância contemporânea". No dia 26 o professor Rudimar Serpa de Abreu palestrou sobre "A história da infância" e, no último dia, houve um painel de debates com o tema inclusão onde a professora especialista Sandra Brenner Oesterreich falou sobre "A inclusão da criança com deficiência intelectual na educação infantil", a professora mestre Rosa Maria Cruz Braga falou sobre "A inclusão da criança surda na educação infantil" e a professora mestre Christiane Martinatti Maia falou sobre "A inclusão da criança com TDHA na educação infantil".Neste último dia, houve a apresentação do grupo de danças "Apae em Cena" da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia, de Charqueadas.O seminário recebeu a visitação de vários professores da região, , além da presença dos próprios acadêmicos que tiveram a oportunidade de debater sobre o tema educação infantiul sob vários aspectos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Olímpiada Regional das APAEs


25/09

V Olimpíada Regional
No dia 25 de setembro, na cidade de Butiá, aconteceu a V Olimpíada Regional das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais da Região Carbonífera (Apae). O evento foi realizado na Escola Marechal Rondon. A Olimpíada Regional é um evento desportivo que proporciona a integração entre as Apaes participantes, bem como o estímulo aos alunos que disputam, pois todos recebem uma medalha de participação, elevando sua autoestima, confiança.
Pela Apae de Charqueadas classificaram-se para a etapa macroregional os alunos Rogério Lopes nas modalidades corrida 100 m Down e corrida 50 m Down: Alexsandro Bettio modalidade salto em altura e Karen Vargas modalidade salto em altura; e Henrique Severo Júnior na caminhada PC.

APAE IMPLANTA UM PROGRAMA DE GESTÃO "Argus APAE"




No dia 27 de setembro, a APAE CHARQUEADAS, será a 1ª APAE do Estado do Rs, a implantar o sistema de gerenciamento de gestão, através do programa Argus.