quarta-feira, 7 de julho de 2010

APAE DA INICIO AS AÇÕES ALUSIVAS AOS 33 ANOS



APAE entidade Não Governamental que tem como objetivo, prestar atendimento qualificado na área educacional e da saúde
É de extrema importância que socializemos com todos as ações que são desenvolvidas em benefício da Pessoa com deficiência. É interessante lembrar que a problemática da deficiência é social, portanto a sociedade precisa estar envolvida .
Um simples ato pode mudar uma vida. É com esta perspectiva de mudar vidas, que focamos nosso trabalho.
Com o intuito de divulgar o trabalho realizado pela instituição é que estamos lançando o I Informativo, para o qual gostaríamos de poder contar com a parceria de todos.
Há 33 anos, um grupo de pessoas reuniu-se para dar início à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Jerônimo, hoje Charqueadas. O intuito era dar àquelas crianças diferenciadas, um tratamento também diferenciado! A história não morreu lá. Pelo contrário! Cresceu! E daquele grupo surgiu uma força descomunal para transformar aquele pequeno embrião, na estrutura que hoje é através da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia/APAE; exemplo e referência em Educação especial no município de Charqueadas.
Diante disto, e pensando em melhorar cada vez mais, trabalhamos incansavelmente para atender nossos alunos, independente da faixa etária, e oferecer um ensino qualificado.
No que diz respeito ao pedagógico a Escola passou por vários momentos distintos, desde a educação segregada, com um caráter somente ocupacional a uma educação dinamizadora, ligada especialmente à abordagem crítico social buscando o desenvolvimento de aprendizagens. Hoje a escola tem uma proposta pedagógica baseada na construção de conhecimento e tem uma constante preocupação com o prazer de aprender estimulando as múltiplas inteligências.
Foi com esta visão mais ampla que a Instituição e a Escola passaram a desenvolver atividades que oportunizassem condições de igualdade ao mesmo tempo em que desenvolvesse as potencialidades de seus alunos.
Ao analisarmos estas conquistas que reforçam nossos objetivos de articulação entre justiça social, educação e trabalho, ratificamos nossas metas à inclusão, à diversidade e à igualdade, as quais se cumprem por meio da vivência cotidiana da democracia e do exercício da cidadania. Todo nosso esforço, toda nossa luta, temos colocado em favor das pessoas com deficiência, razão precípua desta instituição.
Realizou no dia 07 de julho, as 8h e 30 min, na sede do CDL em Charqueadas, um saboroso café da manhã, tendo como convidados todos os associados do CDL e empresas Locais. Nossos convidados puderam assistir um vídeo institucional e uma belíssima apresentação do Grupo " APAE EM CENA"
Também assistimos a Palestra do Sr. Clódis Xavier, do Instituto Gerdau.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CAFÉ DA SOLIDARIEDADE

SEJA NOSSO PARCEIRO

FAÇA VOCÊ TAMBÉM PARTE NO NOSSO TIME DE PARCEIROS.
Colabore com a APAE CHARQUEADAS, ATRAVÉS DE:
- DOAÇÃO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA;
- DOAÇÃO VIA UTILIZAÇÃO DO INCENTIVO FISCAL DO I.R.;
- DOAÇÃO ATRAVÉS DO TELEMARKETING;
- DOAÇÃO DE ALIMENTOS;
- DOAÇÃO DE NOTAS FISCAIS;
- DOAÇÃO DE BRINQUEDOS;
- DOAÇÃO DE ROUPAS;
- DOAÇÃO DE MATERIAL ESCOLAR;
- SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS.

Conheça o trabalho que é realizado na Entidade. Nos dê o prazer de sua visita.
Para qualquer informação ligue para (51) 3658 1020

INFORMATIVO APAE CHARQUEADAS

Estará sendo lançado no ínicio do 2º semestre, o I Informativo da APAE. Este terá a finalidade de informar a comunidade, bem como todos os os nossos parceiros de todas as atividades e programas que são desenvolvidos na Instituição.

Tecnologia Assistiva - Abordagem Inovadora do Terapeuta Ocupacional - APAE CHARQUEADAS em parceria com a FUNDAÇÃO GERDAU




A criança com paralisia Cerebral, assim como qualquer individuo que apresenta alguma deficiência ou dificuldade, quer seja motora, auditiva, mental e ou comportamental pode contar no mundo moderno com a Tecnologia que irá contribuir para minimizar as suas limitações ou impedimentos, favorecendo a maior socialização, integração e aceitação na sociedade.
Essa forma de Tecnologia é denominada de Tecnologia Assistida. Equipamentos e softwares educativos, onde apenas importavam, hoje já se encontram disponíveis no Brasil.
O laboratório de Tecnologia Assitiva da Escola Especial Santa Rita de Cássia (APAE Charqueadas), implantada com parceria da Gerdau, tem como objetivo proporcionar às pessoas com deficiência maior independencia, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidade de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
As áreas onde a Tecnologia assistiva está presente são as mais variadas, tanto no auxilio para a vida diária (com materiais e produtos para auxilio em tarefas tais como; comer, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais), como na comunicação complementar e alternativa( através de recursos eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações), pode ser utilizada a pranchas de comunicação, acessórios para computador, teclados modificados ou alternativos, acionadores e softwares oficiais.

DOAÇÃO DE AGASALHOS.

Alunas da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo, da disciplina Cultura Religiosa, entregaram no dia 30 de junho, 54 peças de agasalhos, que serão distribuidas para os alunos da Escola. As peças que não servir para nenhum dos alunos serão colocadas no Brechó e vendidas para angariar recursos.


ARRAIAL NA ESCOLA