terça-feira, 7 de julho de 2009













Relatório Circunstanciado das  Ativdades  da  APAE  CHARQUEADAS  em  2008


CNPJ: 89.346.043/0001-37

Nome/Razão Social: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CHARQUEADAS

Ano Referência: 2008

Data Envio: 23/04/2009

Número Recibo: 935230449571324090

Tipo Relatório: Prestação de Contas


Identificação

Nome/Razão Social:ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CHARQUEADAS

CNPJ:89.346.043/0001-37

Nome Fantasia:APAE CHARQUEADAS

Endereço:RUA LARGO DOS POETAS 20 ORVISA

Cidade:CharqueadasUF:RSCEP:96745000

Telefone:51 - 36581020Telefone 2:51 - - Fax:51 - 36581020

E-mail Entidade: apaech@brturbo.com,br Sítio Eletrônico:
 WWW.charqueadas.apaebrasil.org.br
http://apaecharqueadasrs.blogspot.com/
Natureza Jurídica:Associação


Tipo de Estabelecimento

A Sede da Entidade é:Propria

Estatuto / Diretoria

Documento Legal de Registro (Estatuto)

UF:RS Município:Charqueadas

Cartório:OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

Data do Registro:25/07/1977 Livro/Folha:A-1 fls 57-58

Número do Registro/Matrícula:158


Composição da Atual Diretoria Estatutária


Houve Alterações na Diretoria no Exercício Anterior?Sim

Mandato da Atual Diretoria:Data Início:01/01/2008 Data Término:31/12/2010


Representante Legal da Entidade:Carla Rosane Foques

Cargo :Presidente

Profissão:Administrador

CPF:421.100.090-04RG:1032023267 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:01/01/1964

Nome da Mãe:Etheldraud edite Einloft

É Funcionário Público?Não

Exerce na entidade função pela qual recebe remuneração?Não


Demais diretores da Entidade


Nome do Diretor:Sandra Brenner Oesterreich

Profissão:Pedagogo         Cargo:Vice-Presidente

CPF:225.368.760-04            RG:3012448506 Órgão Expedidor:  SSP

Sexo:F Data de Nascimento:02/02/1955

Nome da Mãe:Antônia da Silva Brenner

É Funcionário Público?Sim



Nome do Diretor:Elton Berbigier

Profissão:Jornalista Cargo:Diretor Financeiro

CPF:398.819.620-72 RG:2017167327 Órgão Expedidor:SSP/RS

Sexo:M Data de Nascimento:25/09/1962

Nome da Mãe:Maria de Lourdes Berbigier

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Alba Rego

Profissão:Cozinheiro do serviço doméstic Cargo:Secretário

CPF:008.619.640-55 RG:1094945258 Órgão Expedidor:SSP/RS

Sexo:F Data de Nascimento:23/08/1949

Nome da Mãe:Alda Santos do Rego

É Funcionário Público?Não





Nome do Diretor:Devanir Paim

Profissão:Mecânico de manutençao de bomb Cargo:Diretor de Patrimônio

CPF:114.388.510-49 RG:8005805505 Órgão Expedidor:SSP/RS

Sexo:M Data de Nascimento:20/08/1950

Nome da Mãe:Deolinda Miranda Paim

É Funcionário Público?Não




Nome do Diretor:Matilde Salete Arbelo

Profissão:Pedagogo Cargo:Diretor Social

CPF:399.652.280-00 RG:5016330986 Órgão Expedidor:SP/RS

Sexo:F Data de Nascimento:26/11/1959

Nome da Mãe:Brandina Pereira da Silva

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Shirlei da Silva Paim

Profissão:Auxiliar de escritório, em ger Cargo:Segunda Diretora Financeira

CPF:663.281.440-91 RG:9057817855 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:24/06/1955

Nome da Mãe:Maria Lúcia da Silveira

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Juliana Daniel

Profissão:Advogado Cargo:Procuradora Jurídica

CPF:711.900.660-68 RG:80620049286 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:20/07/1977

Nome da Mãe:Helena Daniel

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Ana Lúcia Carvalho

Profissão:Consultor contábil (técnicargo:Conselheira Administrativa

CPF:951.257.870-00 RG:9023910661 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:18/10/1951

Nome da Mãe:Soely Carvalho Alves

É Funcionário Público?Não




Nome do Diretor:Maria de Lourdes Botelho

Profissão:Assistente administrativo Cargo:Conselheira Administrativa

CPF:727.507.150-91 RG:1021758626 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:30/05/1943

Nome da Mãe:Bárbara Ávila de Oliveira

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Eraldo Jesus Pires

Profissão:Agente de segurança penitenciá Cargo:Conselheiro Administrativo

CPF:167.990.970-34 RG:9004866316 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:M Data de Nascimento:26/02/1947

Nome da Mãe:Julieta Leonor Oliveira Pires

É Funcionário Público?Sim




Nome do Diretor:Alfredo serrudo

Profissão:Mecânico de manutençao de máqu Cargo:Conselheiro

CPF:186.924.940-20 RG:1011268842 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:M Data de Nascimento:07/04/1950

Nome da Mãe:Maria Serrudo

É Funcionário Público?Não




Nome do Diretor:Isabel Cristina Rodrigues Arruda

Profissão:Analista de recursos humanos Cargo:Conselheira

CPF:558.738.550-72 RG:5039870141 Órgão Expedidor:SSP

Sexo:M Data de Nascimento:17/07/1977

Nome da Mãe:Selina Rodrigues Arruda

É Funcionário Público?Não



Nome do Diretor:Adeli Alexandre Pereira

Profissão:Cozinheiro geral Cargo:Conselho Fiscal

CPF:623.455.670-15RG:2051472922Órgão Expedidor:SSP

Sexo:F Data de Nascimento:26/04/1948

Nome da Mãe:Catarina Alexandre de Souza

É Funcionário Público?Não




Nome do Diretor:Zélia Maria Bonugli de Lara

Profissão:Professor da educaçao de jove Cargo:Conselho Fiscal

CPF:912.629.760-49 RG:1002149936Órgão Expedidor:SSP

Sexo:M Data de Nascimento:19/09/1937

Nome da Mãe:Alaíde guiduzli Bonugli

É Funcionário Público?Não



Finalidades



Outras formas de Educação/Ensino

Educação Profissional

Assistência Social - Defesa social e Institucional



Atividades



Educação Especial

Capacitação para o Trabalho

Outras

Público Alvo



Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família


Recursos Humanos /Quantidade de pessoas que colaboram com a entidade

Colaboradores Quantidade

Funcionários: 24

Estagiários Remunerados: 2

OSCIP - Diretores Remunerados: 0

Total de Pessoal Ocupado Assalariado: 26

Voluntários Permanentes: 4

Voluntários Eventuais: 5

Estagiários Não Remunerados: 3

Total de Pessoal Ocupado Não Remunerado: 12

Trabalhadores Autônomos: 3



Apresentação:

A APAE de Charqueadas, mantenedora da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro em Charqueadas, DECLARADA DE UTILIDADE PÚBLICA FEDERAL portaria nº 61 de 07/08/98, teve sua fundação aos trinta e um dias do mês de março do ano de 1977 que atende pessoas com necessidades especiais . A Escola possui instalações adequadas ao fim que se destina. Foram atendidos 67 alunos nos diferentes programas oferecidos.



Detalhamento Atividades


1-Setor Administrativo da Escola/ Responsável: Sandra Brenner Oesterreich.

O Setor administrativo da Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia, mantida pela APAE CHARQUEADAS tem como responsabilidade promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

No ano de 2008, muitas ações foram implementadas visando melhores condições de atendimento à clientela assistida pela escola, bem como a busca de parcerias para melhorar a qualidade da educação que é ofertada. A elaboração de vários projetos pelo setor, possibilitou em novos programas.

Projetos elaborados e executados ao longo do ano letivo de 2008. Convênio com o SUS, o que possibilitou a contratação de um Neurologista para atender na Escola; Parcerias com Empresas locais para aquisição de cadeiras de rodas; parceria com o SENAI e a inclusão de 8 alunos e 2 professores em um curso de Padaria; Melhoria nas instalações da escola ( sala de Estimulação Precoce, Sala de Terapia Ocupacional)

Encontroa com Professores da rede municipal

Cursos de capacitação para professores

Organização de eventos culturais

Projeto horta comunitária


Objetivo:

Diminuir a incidência de pessoas com deficiência na sociedade;

Incluir as pessoas com deficiência mental e autismo à sociedade;

Envolver e prestar apoio às famílias dos assistidos, no âmbito de nossas competências e objetivos;

Prestar apoio à rede escolar no sentido de facilitar e estimular a inclusão dos assistidos;

Envidar esforços para a obtenção dos recursos financeiros demandados pela instituição.



Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família



Resultados obtidos:

O ano de 2008, foi um ano de muitas conquistas. A cada ano que passa nossa instituição ganha em termos de credibilidade e respeito junto a comunidade, pelo trabalho sério e transparente que realiza. A assinatura do convênio com o SUS, foi uma das nossas maiores conquistas.

Período de realização: Fev/08 a Dez/08

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita:10

Nº de beneficiários não gratuitos: -00

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



2-Setor Pedagógico/ Responsável: Profª Terezinha Helena J. Mazon.

Atendendo os dispositivos da lei de diretrizes e base da educação nacional 9394/96, a Escola de Educação Especial Santa Rita de Cássia, tem por finalidade prestar atendimentos educacionais a educandos portadores de deficiência mental e outras deficiências associadas à estas, visando desenvolvimento de suas potencialidades, valorização, preparação para o trabalho e o pleno exercício de sua cidadania Setor Pedagógico O setor pedagógico constituiu-se de duas turmas de Ensino fundamental (1ª série), uma turma de EJA, uma Turma de Grupo Terapêutico e 4 turmas de Atendimento Específico. Oferece atendimento diário de 2ª a 6ª feira, com 4 h/a, totalizando 200 dias letivos e 800 h/a anuais. A turma de 1ª série A é constituída de 6 alunos, com idades cronológicas e desenvolvimento intelectual aproximados, e visa a alfabetização. Estes alunos freqüentam a escola em turno único e recebem atendimento especializado. A turma de 1ª série B é constituída de 3 alunos, com idades cronológicas e desenvolvimento intelectual aproximados, também visam a alfabetização. Estando em nível inferior a primeira turma. Freqüentam a escola em turno único e recebem atendimento especializado. A turma de EJA é constituída de 8 alunos, com idades acima de 15 anos e com desenvolvimento intelectual aproximados, que necessitam de atendimento pedagógico visando a alfabetização. Recebem atendimento pedagógico em turno único com professor especializado. A turma de Grupo Terapêutico é constituída 7 alunos com idades diversificadas e com grau de déficit intelectual mais acentuado. Esta turma freqüenta a escola em turno único e tem como objetivo trabalhar questões de Vida Diária melhorando a qualidade de vida e dando suporte para família. Recebem atendimento de professor especializado. As turmas de Atendimento Específico são constituídas de 2 e 3 alunos respectivamente, com grau de comprometimento bem acentado, necessitando de programas específicos, totalizando 10 alunos. Estas turmas também são atendidas em turno único por professor especializado. O setor pedagógico atende diariamente 48 alunos.


Objetivo:

- Oferecer a clientela da escola oportunidade de ajustamento, oportunizando condições que favoreçam: a integração de conhecimentos atendendo as necessidades dos alunos e promovendo uma aprendizagem ativa ; o desenvolvimento de relações significativas entre a vida e a aprendizagem adquirida na escola; a transformação da ação em operação e comunicação, comportamentos de conduta organizada . - Proporcionar o desenvolvimento integral das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais (P.N.E.E), a partir de um trabalho inter e transdisciplinar. - Favorecer aos alunos aprendizagens significativas e contextualizadas, que lhes permitam atuar na sociedade de uma maneira normalizadora para integrarem-se como pessoas de direito e deveres como qualquer cidadão. - Favorecer a inserção social dos alunos na comunidade em geral, respeitando suas particularidades e potencialidades



Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família



Resultados obtidos:

No ano letivo de 2008, notou-se significativa evolução no setor pedagógico. Após avaliação em Conselho de Classe, evidenciou-se progresso em um número bem significativo de alunos e o encaminhamento de 6 alunos para Inclusão Educacional na rede regular de ensino.

Período de realização:Fev/08 a Dez/08

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:38

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita:10

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:48

Percentual da gratuidade parcial:0.0%


3-Estimulação Precoce/ Responsável: Profª Terezinha Helena J. Mazon

O presente relatório descreve os atendimentos realizados no programa de Estimulação Precoce durante o ano letivo de 2008.O programa atende crianças de zero a 3 anos e 11 meses de idade . Acreditamos que é a fase de maior desenvolvimento da inteligência humana. Os estímulos são selecionados e específicos para cada caso (aluno) mas no geral baseiam-se em atividades de coordenação motora ampla, linguagem, atenção, percepção, cognição levando-se em conta a etapa de desenvolvimento,as dificuldades e potencialidades.Consideramos ainda neste programa que o potencial cognitivo que toda pessoa inclusive aquela com necessidade especial esta aberta ao desenvolvimento em qualquer estágio, porém quanto mais cedo, maiores serão as possibilidades.


Objetivo:

Promover o desenvolvimento integral da criança, de modo a ampliar suas perspectivas educacionais, sociais, bem como a melhoria da qualidade de vida pessoal, familiar e coletiva. Acima de tudo é um trabalho preventivo que ameniza e/ou inibe retardos do desenvolvimento global.

Público Alvo:

Bebês de zero a 3 anos e 11 meses

Resultados obtidos:

Apesar da baixa freqüência de alguns alunos ainda assim podemos considerar de relevante evolução o desenvolvimento global de todos os alunos de acordo com as capacidades de cada um.

Período de realização:Fev/08 a Dez/08

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:12

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:12

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



4- Atendimento de Terapia Ocupacional/ Responsável: Valéria Boeira Pacheco.

O setor de Terapia Ocupacional, desempenhou importante papel no tratamento e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiencia mental e com sequelas psicomotoras, visando a promoção de aspectos preventivos, funcionais e adaptativos, utilizando os recursos terapêuticos, através de indicação e/ou confecção de adaptações. Ofereceu suporte ao setor escolar interno e externo à instituição. No ano de 2008 o setor de terapia ocupacional na APAE de Charqueadas, deu continuidade ao trabalho de orientação e acompanhamento nas oficinas de: Administração para o lar e Artes Manuais. Este trabalho era realizado segundas-feiras e sextas-feiras. Houve também participação da Terapeuta em atendimentos individuais bem como atendimento de equoterapia reuniões técnicas e pedagógicas,atividades de integração e suporte a professores da rede municipal de ensino através de visitas as escolas e reuniões na APAE. O serviço de Terapia Ocupacional, também responsável pelo acompanhamento da educação profissional, ofereceu apoio e acompanhamen to técnico ao empregado e orientação ao empregador.

Objetivo:

Desenvolver auto-estima e independência pessoal; -Melhorar o tônus muscular, coordenação, postura, reação de equilíbrio, controle de cabeça de tronco e esquema corporal ; -Utilizar o cavalo como instrumento de reabilitação e reeducação nos aspectos motores, cognitivos, sensoriais, comportamentais e sociais, através de recursos lúdicos; Favorecer seu desenvolvimento integral e harmonioso, levando-a independência em suas atividades de vida diária e de lazer; -Possibilitar uma melhor qualidade de vida ao individuo, através de indicação, prescrição e ou confecção de adaptações especificas (para alimentação, higiene, vestuário e locomoção). Público alvo : Alunos da Apae, alunos da rede municipal de ensino que apresentam déficit motores e cognitivos. Período de realização: Fevereiro de 2008 a dezembro de 2008.


Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Resultados obtidos:

Gostaria de registrar que meus objetivos, como terapeuta ocupacional, foram parcialmente alcançados no ano de 2008. Para o próximo ano gostaria de dar continuidade no trabalho de equoterapia, pois nota-se evolução em todos os praticantes, tanto na postura, equilíbrio, como auto-estima e relacionamento inter-pessoal . Gostaria de ressaltar a importância de mantermos reuniões com os professores da rede municipal, pois foi muito válido esta parceria para dos mesmos que aqui estão em atendimento. Para o próximo ano, será implantada uma nova oficina , a de reciclagem de papel e também iremos aprimorar as oficinas já existente , dando ênfase a inserção dos alunos ao mercado de trabalho.

Período de realização:Fevereiro de 2008 a dezembro de 2008

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:36

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:36

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



5- Fisioterapia / Responsável: Leandro Martins O Setor de Fisioterapia.

Realizou avaliações nos alunos da Escola Santa Rita de Cássia, a fim de traçar planos de atendimento individualizado conforme as necessidades de cada aluno. Também foram avaliadas alunos da rede regular de ensino que buscaram atendimentos específicos. Orientações são dadas para as famílias, a fim de ter melhor qualidade. Na equoterapia usar o movimento do cavalo para melhorar a postura dos aluno tanto estática como dinâmica.

Objetivo:

Após colhida as informações junto com as famílias, traça-se um plano de atendimento especifico objetivando dar uma melhor qualidade de vida aos alunos que necessitem de cuidados específicos. De acordo com o comprometimento motor do aluno o objetivo principal e manter e/ou melhorar a amplitude de movimento das articulações musculo-tendíneas, a fim de preveni a instalação das deformidades. Na equoterapia usa-se o movimento do cavalo para melhorar a postura dos alunos, tanto estática como dinâmica.

Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência



Resultados obtidos:

Melhora da postura dos indivíduos, obtendo com isso uma melhor qualidade de vida, a fim de evitar a instalação das deformidades e melhorando o desenvolvimento neuro-psico-motor.

Período de realização:Janeiro a dezembro de 2008.

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



6- Psicologia / Responsável: Fumiko T. Yoshinaga

Foram realizadas as seguintes atividades durante o ano letivo de 2008. - Avaliação de alunos para ingresso na escola. - Reunião para discussão de caso. - Atendimento individual e grupos operativos. - Orientações para professores. - Acompanhamentos e orientações para pais. - Visita domiciliar. - Reunião com as professoras. - Reuniões de trocas de informações e formações com as professoras, supervisoras, orientadoras e supervisora de educação especial da SMED, das escolas municipais, dos alunos que recebem atendimentos especializados. - Acompanhamentos de alunos encaminhados para escola regular.

Objetivo:

Avaliar os alunos, realizar atendimentos individual ou grupal, promovendo seu desenvolvimento nas áreas cognitiva e afetivo-social, conhecimento das suas possibilidades e exercer os direitos como cidadão. Público Alvo : Alunos com necessidades especiais,

Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família

Resultados obtidos:

O desenvolvimento humano acontece de forma lenta e gradativa, quando não apresenta nenhum comprometimento neurológico, síndromes ou outras alterações orgânicas. A participação da família é essencial para o progresso do aluno, e percebe as dificuldades enfrentadas por elas, tanto em nível de aceitação como persistir nos atendimentos. Todo trabalho realizado teve resultados positivos, alguns mais evidentes, outros menos, mas todos tiveram evolução. Os acompanhamentos realizados com alunos incluídos foram muito importante.devendo ser dada continuidade ao trabalho realizado e com trocas de informações. As formações com os professores das Escolas com alunos incluídos oportunizaram o estudo de temas relacionados as necessidades do grupo com o qual estas trabalham.


Período de realização:Março a Dezembro de 2008

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



7-Fonoaudiologia / Responsável: Patricia Marcante Soares

No ano de 2008 o serviço de fonoaudiologia funcionou com carga horária semanal de 12 horas. Essa carga horária foi ocupada com atendimentos individuais e em grupos de 30 minutos. Além dos atendimentos, também realizamos reuniões de equipe técnica, reuniões pedagógicas, palestras para professores da rede regular de ensino e visitas às escolas de pacientes que são atendidos na APAE.


Objetivo:

Estimular e adequar linguagem oral e escrita; - Estimular e adequar aspectos cognitivos e sociais; - Adequar e estimular aspectos orofaciais; -Adequar e estimular funções como fala, respiração, mastigação e deglutição


Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência


Resultados obtidos:

Os resultados obtidos foram positivos. Os atendimentos propostos foram realizados e os objetivos dentro do possível alcançados. As trocas com os professores no decorrer do ano também contribuíram para a boa qualidade dos atendimentos.

Período de realização:Fevereiro de 2008 a dezembro de 2008.

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%


8-Serviço Social Responsável: Iara Elisa Pinto Netto

A relação entre a família e a escola tem se tornado uma questão de grande importância, visto que não é possível uma sem a outra. O Serviço Social busca a proximidade da família com a escola, a garantia de direitos tais como documentação, consultas, transporte, etc.


Objetivo:

Participar das reuniões Técnicas e Pedagógicas, promover a parceria entre a escola e a família, integração da família com a escola para que tenhamos suporte e sustentabilidade. Garantir os direitos dos nossos alunos, encaminhando para documentação, passe livre, BPC, etc.


Público Alvo:

Família

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Resultados obtidos:

O Serviço Social neste ano realizou o encaminhamento de carteiras de passe livre na Faders, confecção de carteiras de identidade, contatos com postos de saúde para acompanhamento de alunos e encaminhamentos, acompanhamento de alunos e famílias em consultas psiquiátricas, vacinação e hospitalizações.Reunião com pais, discussões sobre a lei da inclusão – juntamente com a Professora Terezinha Mazon, desenvolvendo atividades diferenciadas.Participamos de reuniões técnicas e pedagógicas,

Período de realização:Março até dezembro de 2008.

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



9- Neurologia/ Responsável: Dr. Cesar Collar

O Setor de Neurologia é o primeiro contato clínico com o paciente, com a finalidade de avaliar suas condições e definir as possibilidades do tratamento de reabilitação na instituição


Objetivo:

Tem por objetivo a avaliação do aluno para ingresso na Escola juntamente com a equipe multidisciplinar. Faz o acompanhamento dos alunos da Escola e é importante ressaltar as medidas preventivas desde a concepção e no decorrer da infância.

Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família


Resultados obtidos:

Notou-se evidente melhora no desenvolvimento pedagógico dos alunos que foram acompanhados tendo sua medicação observada e ajustada de acordo com as necessidades.

Período de realização:julho a dezembro de 2008

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%


10-Supervisão/ Responsável: Terezinha Mazon

Descrição das atividades : Na supervisão as atividades realizadas baseiam-se em:Reuniões técnicas, pedagógicas e administrativas, planejamento do ano escolar, avaliação de alunos novos, orientações aos professores em sala de aula, acompanhamento de projetos, e, orientações com preenchimento de cadernetas, relatórios, reuniões com pais, avaliação de alunos em sala de aula, encaminhamento de alunos para atendimento médicos ou outros. Planejamento e participação em eventos relacionados com a Escola e com a comunidade.


Objetivo:

Supervisionar e coordenar todas as atividades pedagógicas da escola bem como colaborar com a direção para manter a matricula dos alunos efetivamente atualizada.A Supervisão, atua sempre junto aos professores, equipe técnica e direção da escola, para buscar alternativas necessárias para o pleno desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e analisando continuamente a prática pedagógica, procurando medidas necessárias para o seu aperfeiçoamento.

Público Alvo:

Crianças e adolescentes

Portadores de deficiência

Família


Resultados obtidos:

Bom andamento geral do setor pedagógico com 5 (cinco)reuniões Administrativas Técnica Pedagógicas,07 reuniões de planejamento pedagógico, 20 reuniões técnicas para seminários de alunos,participação em 04 reuniões de pais, 04 reuniões de apoio à SMED na questão de alunos incluídos,participação em 04 reuniões do 15º Conselho Regional das APAEs, participação em uma reunião do Conselho de Educação do Município, participação na reunião para formação da horta comunitária, 02 Conselhos de classe,15 atendimentos individualizados à alunos,11 avaliações de alunos novos ou que somente necessitavam de avaliação psicopedagógica, 17 atendimentos às famílias, visitas ás escolas de alunos incluídos entre tantas outras questões burocráticas da supervisão.

Período de realização:Fev/08 a dez/08

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:67

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:67

Percentual da gratuidade parcial:0.0%


11-Capacitação para o trabalho- Responsável: Valéria Boeira

Os programas de Educação Profissional desdobram-se em ações que visam a colocação da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. Essa possibilidade é confirmadora da validade e eficiência de todo o processo educacional profissionalizante. A colocação no trabalho consiste na inserção da pessoa em algum tipo de atividade laborativa: competitiva, apoiada, supervisionada ou autônoma. Os programas de preparação e de qualificação profissional priorizam o desenvolvimento de habilidades e competências relativas ao saber, ao fazer e ao agir, relacionados aos conhecimentos, atitudes e práticas do trabalho. Para implementação desses programas é imprescindível considerar as expectativas do mercado, mas, principalmente, as potencialidades, aptidões, interesses e aspirações e possibilidades dos alunos. Destina-se a educandos a partir de 14 anos de idade portadores de necessidades especiais compreende três etapas: - Iniciação para o trabalho; -Qualificação para o trabalho; -Colocação no mercado de trabalho Os aprendizes foram preparados nas oficinas de: Artes manuais com 7 alunos e Administração para o lar, com 4 alunos. Totalizando 11 aprendizes que receberam atendimento em um turno de 4h diária.

Objetivo:

Possibilitar que a pessoa adquira um nível máximo de autonomia pessoal; - Desenvolver padrões de desempenho - Treinar hábitos e atitudes essenciais de trabalho; -Capacitar para o ingresso na etapa de Qualificação para o trabalho

Público Alvo:

Portadores de deficiência

Resultados obtidos:

Em 2008 o programa de Educação Profissional obteve bom desempenho geral dos aprendizes, com alguns deles encaminhados para o Mercado de Trabalho (3).

Período de realização:jan/08 a dez 08

Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita:11

Nº de beneficiários atendidos de forma parcialmente gratuita: -

Nº de beneficiários não gratuitos: -

Nº total de beneficiários:11

Percentual da gratuidade parcial:0.0%



Origem das fontes de recursos que custeiam as atividades, serviços e projetos realizados:

Própria (recursos decorrentes da prestação de serviços da entidade) 4,34%

Própria (recursos decorrentes de mensalidades/ doações dos membros ou associados) 36,92%

Privada (recursos de doações e parcerias com empresas e entidades privadas) 0,00%

Privada (recursos de doações eventuais) 14,39%

Pública (recursos de subvenções, convênios e parcerias com órgãos ou entidades públicas) 44,35%

Internacional Privada (recursos de entidades e organizações internacionais) 0,00%

Internacional Pública (recursos de Países estrangeiros, ONU, etc.) 0,00%


Área de Abrangência do projeto
Área de Abrangência:Municipal
UF:RS
Município:Charqueadas
Zona de operação de abrangência das atividades, serviços e projetos desenvolvidos: Urbana

Parcerias e Subvenções Públicas

Nome do órgão ou entidade parceira Prefeitura Municipal de Charqueadas

Classificação do órgão na estrutura administrativa:Órgão Público do Poder Executivo

Posição do órgão na estrutura federativa:Municipal

Origem dos recursos repassados:Municipal

Natureza do instrumento de parceria:Convênio

Data de publicação na imprensa oficial:23/04/2009

Total de recursos financeiros previstos:30.000,00

Recursos financeiros já repassados:25.420,00

Resumo do objetivo da parceria:O objetivo da parceria é possibilitar a implementação de programas

Nº de beneficiários:67

Previsão de início das atividades:01/01/2008

Previsão de término das atividades:31/12/2008


Nome do órgão ou entidade parceira Secretaria de Assistência Social

Classificação do órgão na estrutura administrativa:Ministério Público

Posição do órgão na estrutura federativa:Federal

Origem dos recursos repassados:Federal

Natureza do instrumento de parceria:Convênio

Data de publicação na imprensa oficial:01/01/2008

Total de recursos financeiros previstos:22.579,20

Recursos financeiros já repassados:22.579,20

Resumo do objetivo da parceria:Aplicação em melhorias na Instituição

Nº de beneficiários:67

Previsão de início das atividades:01/01/2008

Previsão de término das atividades:31/12/2008



Nome do órgão ou entidade parceira Estado Do Rio Grande do Sul

Classificação do órgão na estrutura administrativa:Órgão Público do Poder Executivo

Posição do órgão na estrutura federativa:Estadual

Origem dos recursos repassados:Estadual

Natureza do instrumento de parceria:Convênio

Data de publicação na imprensa oficial:17/06/2008

Total de recursos financeiros previstos:36.000,00

Recursos financeiros já repassados:36.000,00

Resumo do objetivo da parceria:Convênio de Bolsas de Estudo para 10 alunos receber atendimento pedagógico

Nº de beneficiários:10

Previsão de início das atividades:01/01/2008

Previsão de término das atividades:31/12/2008

Documentos e Títulos

Título/Qualificação/Certificação Federais Possui? Ano da Publicação

Título da Utilidade Pública Federal (Lei nº 91/35) - UPF Sim 1998

Qualificação como Organização da Sociedade Civíl de Interesse Público (Lei nº9.790/99) - OSCIP Não -

Atestado de Registro de Entidade Beneficente de Assistencia Social(Lei nº8.742/93) Não -

Qualificação como Organização Social(Lei nº9.637/98) Não -

Certificado de Entidade Beneficente de Assistencia Social(Lei nº8.742/93) Não -

Condição de Entidade de Apoio(Lei nº8.958/94) Não -

Registro no Cadastro Nacional de Entidades Ambientais(Dec nº99.274) - CNEA Não -

Outros(especificar): -



Título/Qualificação/Certificação em Outros Âmbitos Possui? UF Município Ano da Públicação

Título de Utilidade Pública Estadual Sim RS - 1993

Título de Utilidade Pública Municipal Sim RS Charqueadas 1986

Registro no conselho Estadual de Assistência Social Não - - -

Registro no conselho Municipal de Assistência Social Sim RS Charqueadas 1998

Outros(especificar): Não - - -

Descrição (Outros): -



Demonstrativo Contábil

Dados referentes ao exercício.

Receita anual da entidade (em R$): Acima de 100 mil até 250 mil

Percentual da Receita anual da entidade (em %): De 25% até 50%

Classificação da Entidade: Educacional e Saúde


Balanço Patrimonial

- ATIVO (R$)

Ativo Circulante

Disponível                                                                                                                             25.664,67

Contas Vinculadas                                                                                                                         0,00

Convênios, Acordos e Ajustes                                                                                                       0,00

Valores a receber de terceiros                                                                                                       0,00

Adiantamento a empregados                                                                                                         0,00

Outras contas e títulos a receber                                                                                                 71,98

(-) Provisão para devedores duvidosos                                                                                        0,00

Estoques                                                                                                                                      0,00

Despesas antecipadas                                                                                                                  0,00

Outras Contas do Ativo Circulante                                                                                               0,00

TOTAL ATIVO CIRCULANTE                                                                                        25.736,65


Ativo Realizável a Longo Prazo

Valores a receber a longo prazo                                                                                                     0,00

TOTAL ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO                                                                   0,00

Ativo Permanente

Investimentos                                                                                                                                0,23

Imobilizado                                                                                                                        111.644,55

(-) Depreciação/ amortização acumulada                                                                               41.586,95

Diferido                                                                                                                                       0,00

Outros ativos Permanentes                                                                                                          0,00

TOTAL ATIVO PERMANENTE                                                                                      70.057,83

TOTAL ATIVO                                                                                                                95.794,48

- PASSIVO (R$)


Passivo Circulante

Fornecedores                                                                                                                            0,00

Obrigações trabalhistas                                                                                                       1.008,68

Obrigações Sociais                                                                                                                  0,00

Prestadores de Serviços                                                                                                          0,00

Aluguéis a Pagar                                                                                                                     0,00

Adiantamento de clientes                                                                                                        0,00
                 
Empréstimos e financiamentos a pagar CP                                                                             0,00

Obrigações fiscais exceto IRenda e CSLL                                                                            0,00

Convênios Públicos (Saldo)                                                                                                  0,00

Adiantamento de Projetos                                                                                                    0,00

Subvenções Públicas (Saldo)                                                                                                0,00

Recursos de Leis de Incentivo Fiscal                                                                                     0,00

(-) Rec. Leis de Incentivo Fiscal utilizados                                                                            0,00

Provisão para IRenda e CSLL                                                                                            0,00

Sentenças judiciais trabalhistas a pagar                                                                                0,00

Sentenças judiciais a pagar – exceto trabalhista                                                                   0,00

Outros Passivos Circulante                                                                                                 0,00

TOTAL PASSIVO CIRCULANTE                                                                            1.008,68



Passivo exigível a Longo Prazo

Empréstimos e financiamentos a pagar a longo prazo                                                             0,00

Contas a pagar                                                                                                                     0,00

Aluguéis antecipados                                                                                                            0,00

Outros passivos exigíveis a longo prazo                                                                                 0,00

TOTAL PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO                                                          0,00

Resultado de exercícios futuros

Resultados de exercícios futuros                                                                                          0,00

TOTAL RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS                                                       0,00

Patrimônio Social Líquido

Patrimônio Social (Fundo Patrimonial)                                                                                  89.331,61

Doações patrimoniais                                                                                                                   0,00

Reservas constituídas                                                                                                                   0,00

Superávit(s) do(s) exercício(s)                                                                                                5.454,19

Déficit(s) do(s) exercício(s)                                                                                                          0,00

Outras Contas do Patrimônio Social                                                                                             0,00

TOTAL PATRIMÔNIO                                                                                                    94.785,80

TOTAL PASSIVO                                                                                                            95.794,48


Resultado Exercício

- RECEITA (R$)

Receita Operacional

Prestação de serviços (Exceto Saúde/Educ)                                                                                 0,00

Recursos - subvenções públicas                                                                                                   0,00

Recursos - contribuições públicas                                                                                                 0,00

Recursos - convênios públicos                                                                                               86.123,20

Recursos - auxílios públicos                                                                                                            0,00

Recursos - Termo de Parceria                                                                                                       0,00

Doações e contribuições para custeio                                                                                   108.069,15

Receita de convênios de saúde privados                                                                                         0,00

Prest. Serviços de saúde não-conveniados                                                                                     0,00

SUS – Sistema Único de Saúde                                                                                                     0,00

Inscrições de cursos e vestibulares                                                                                                 0,00

Serviços Educacionais                                                                                                                   0,00

Taxa, mensalidades e contribuições                                                                                                0,00

Contribuição de empresas mantenedoras                                                                                        0,00

Doações, Campanhas e patrocínios                                                                                                0,00

Recursos Internacionais                                                                                                                  0,00

Deduções das Receita

(-) Bolsas de estudo concedidas                                                                                                     0,00

(-) Atendimento gratuito                                                                                                                  0,00

(-) Descontos Comerciais Concedidos                                                                                             0,00

(-) PIS sobre receitas                                                                                                                      0,00

(-) COFINS sobre receitas                                                                                                             0,00

(-) ICMS sobre vendas                                                                                                                  0,00

(-) ISS sobre serviços                                                                                                                    0,00

(-) Vendas Canceladas                                                                                                                   0,00

(-) Outras deduções                                                                                                                       0,00

Outras Receita Operacionais

Outras receitas operacionais                                                                                                           0,00



Receitas Financeiras Patrimoniais

Descontos Obtidos                                                                                                                        0,00

Renda de aluguéis e arrendamentos                                                                                                 0,00

Rendimentos de Títulos e Aplicações no Mercado Financeiro                                                         0,00

(-) Impostos s/aplicações financeiras                                                                                                0,00

Outras Receitas Financeiras                                                                                                             0,00

Receitas Não-Operacionais

Venda de Ativo Permanente                                                                                                            0,00

Doações receb. em bens ou mercadorias                                                                                        0,00

Outras Receitas Não-Operacionais                                                                                                 0,00

Outras Receitas

Outras receitas não classificadas anteriormente                                                                                0,00

TOTAL RECEITAS                                                                                                          194.192,35



- DESPESAS (R$)

Despesas com Pessoal

Salários de Funcionários(c/ vínculo empregatício)                                                                   75.657,74

Encargos Sociais com Pessoal                                                                                                22.655,45

Despesas Diversas com Pessoal                                                                                                      0,00

Remuneração de Dirigentes                                                                                                             0,00

Encargos Sociais com dirigentes                                                                                                     0,00

Outras Encargos Sociais Compulsórios                                                                                           0,00

Outras despesas com Pessoal                                                                                                   1.582,00

Serviços Contratados

Recursos Humanos Externos – Pessoa Física                                                                                  0,00

Recursos Humanos Externos – Pessoa Jurídica                                                                                0,00

INSS sobre serviços prestados por terceiros                                                                                   0,00

Outras despesas com serviços contratados                                                                                      0,00

Custos de Projetos

Custos de Projetos                                                                                                                          0,00

Despesas Gerais e Administrativas

Águas, gás e energia elétrica                                                                                                        6.398,34

Aluguéis pagos                                                                                                                                  0,00

Despesas com veículos                                                                                                                     0,00

Diárias e viagens                                                                                                                               0,00

Hospedagem                                                                                                                                     0,00

Passagens aéreas/rodoviárias                                                                                                             0,00

Telefone, Fax e outras desp. c/comunicações                                                                               7.222,38

Publicações Técnicas                                                                                                                          0,00

Serviços Técnicos e Especializados                                                                                              2.336,00

Despesas com Informática                                                                                                                  0,00

Prêmios de seguros contratados                                                                                                         0,00

Despesas com atividades sociais e culturais                                                                                  7.541,15

Outras despesas administrativas                                                                                                 59.058,94

Despesas com bolsas de estudo a Terceiros

Ensino Fundamental                                                                                                                            0,00

Curso Superior                                                                                                                                  0,00

Estagiários                                                                                                                                         0,00

Mestrados, Doutorados e Pós-Doutorados                                                                                        0,00

Outras despesas com Bolsas de Estudo                                                                                              0,00

Impostos, Taxas e Contribuições (não-lançados) em Receitas

Impostos federais                                                                                                                            387,50

Impostos estaduais                                                                                                                             0,00

Impostos municipais                                                                                                                           0,00

CMPF                                                                                                                                               0,00

COFINS                                                                                                                                           0,00

IOF 0,00

Outros tributos, taxas e contribuições                                                                                            142,46

Despesas Beneficentes

Doação de Alimentos                                                                                                                      0,00

Doação de Roupas e Agasalhos                                                                                                      0,00

Doação de Medicamentos                                                                                                               0,00

Outras despesas Beneficentes                                                                                                          0,00

Despesas Financeiras

Descontos concedidos                                                                                                                     0,00

Despesas Bancárias                                                                                                                      573,10

Outras despesas financeiras                                                                                                             12,31

Depreciação, Amortização e Leasing

Despesas com Depreciação                                                                                                         5.170,79

Despesas com Amortização                                                                                                               0,00

Despesas com Leasing                                                                                                                       0,00

Outras Despesas Operacionais

(-) Recuperação de despesas                                                                                                            0,00

Outras despesas operacionais                                                                                                            0,00

Outras Despesas Não-Operacionais

Custo de ativo permanente vendido                                                                                                   0,00

Custo de ativo permanente baixado                                                                                                    0,00

Outras despesas não-operacionais                                                                                                    0,00

Participações e contribuições

Participações e Contribuições                                                                                                           0,00

Outras Despesas e Custos

Outras despesas não classificadas anteriormente                                                                                0,00

Provisões Constituídas

Provisão para Imposto de Renda e CSLL                                                                                         0,00

Outras provisões constituídas 0,00

TOTAL DESPESAS                                                                                                              188.738,16





- SUPERÁVIT / DÉFICIT (R$)

RECEITAS                                                                                                                        194.192,35

(-) Impostos sobre a receita 0,00

(-) Abatimento e cancelamentos 0,00

RECEITA LÍQUIDA                                                                                                       R$: 194.192,35

(-) Custos de serviços/produtos 0,00

SUPERÁVIT OU DÉFICIT BRUTO                                                                               R$: 194.192,35

(-) Despesas gerais e administrativas                                                                                         88.257,56

(-) Despesas financeiras                                                                                                                585,41

(-) Despesas tributárias                                                                                                                     0,00

(-) Outras despesas operacionais                                                                                              99.895,19

Receitas Financeiras                                                                                                                         0,00

RESULTADO OPERACIONAL                                                                                         R$: 5.454,19

(-) Despesas não-operacionais                                                                                                           0,00

Receitas não-operacionais                                                                                                                 0,00

RESULTADO DO EXERCÍCIO ANTES DE IRENDA E CSLL                                               5.454,19

(-) Provisão para IRenda e CSLL                                                                                                     0,00

RESULTADO DO EXERCÍCIO DEPOIS DO IRENDA E CSLL                                            5.454,19

(-) Participações e contribuições                                                                                                      0,00

SUPERÁVIT OU DÉFICIT DO EXERCÍCIO                                                                  R$: 5.454,19


Notas Explicativas do Demonstrativo Contábil

I – CONTEXTO OPERACIONAL

NOTA 01 – Objetivos Constantes de seu estatuto

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Charqueadas, como entidade civil de caratér assistencial e Cultural, sem fins lucrativos.

II – APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES:

NOTA 02:

Sim, as demonstrações contábeis são elaboradas em conformidade com a Lei nº 6404/76 e resolução CFC nº 877/200.

III – RESUMO DAS PRÁTICAS CONTÁBEIS

NOTA 03:

O regime contábil adotado é o de COMPETÊNCIA

NOTA 04:

Não possui receita de aplicação financeira.

NOTA 05:

Os critérios utilizados para apurar as rec eitas da entidade são: Prefeitura Municipal de Charqueadas, Convênio bolsa de Estudo Gov erno Estadual, FNDE, SAS- são recursos financeiros adquiridos através de convênios repassados com verbas sociais. Doações recebidas- São contribuições espontâneas de colaboradores. Outras rendas- rendimentos diversos. Promoção social- são recursos angariados com promoções realizadas pela entidade.


NOTA 06:

a) Pessoa Física: R$71.699,57

a) Pessoa Jurídica: R$27.949,75

NOTA 07:

As doações e subvenções recebidas do poder público no valor de R$ 86.123,20

NOTA 08:

Os recursos d a entidade foram aplicados da seguinte forma: Salários, Tributos, A´gua, Energia Elétrica, Telefone, Despesas com recreações, Alimentação, etc....

NOTA 09:

As gratuidades oferecida aos alunos são através de mensalidades não cobradas, ou valores simbólicos.

NOTA 10:

R$ 36.000,00

NOTA 11:

Informar o(s) valor(es) da(s) isenção(ões) usufruída(s), da seguinte forma:

a) Cota Patronal INSS + SAT + Terceiros = R$0,00

b) Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social(COFINS) = R$0,00

c) Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL) = R$0,00


Dados do Contabilista

CPF:095.705.940-04

Nome Contador:JOSÉ VALNIR MARTINS

Sexo: MASCULINO Nº de Registro no CRC:27753

INDICAR O CONTABILISTA RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES PRESTADAS

Nome do contabilista responsável: Martins contabilidade e proc. Dados Ltda

Nº do registro no CRC: 28.80

UF:RS                CPF nº095.705.940/04

Telefone para contato ( 51 ) 3658-1319 e-mail: martinscpd@terra.com.br

                                                                                       Carla  Rosane  Foques
                                                                                                  Presidente

ESTE É O GRANDE SONHO PARA 2009.